Regional da Paraíba recebe CFMV para construção coletiva de diagnóstico da gestão

O Núcleo de Apoio aos Regionais, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (NAR/CFMV), iniciou a agenda de capacitação de 2022 com visita técnica ao Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB). No semana de 24 a 28 de janeiro, a diretoria executiva, os conselheiros e os funcionários do regional receberam a equipe do CFMV para realizar um diagnóstico dos procedimentos de gestão e examinar como estão sendo desenvolvidas as atividades do CRMV.

O NAR e os representantes do Departamento de Administração (Depad) do CFMV trabalharam conjuntamente com a equipe do CRMV-PB para mapear os procedimentos administrativos, contábil e financeiro, além dos trâmites envolvidos em processos licitatórios. “Atuamos para auxiliar o regional sobre boas práticas de melhoria de gestão pública e orientar sobre eventuais necessidades de ajustes”, explicou Igor Andrade, chefe do NAR.

O diagnóstico é preventivo e com o objetivo de resguardar os gestores e, até mesmo, evitar a necessidade de auditorias. “Solicitamos o apoio do Federal para verificar os procedimentos da área contábil, financeira, de processos de dívida ativa, entre outros, com o intuito de conferir se as atividades desempenhadas estão de acordo com a legislação vigente”, destacou Valéria Cavalcanti, presidente do CRMV-PB.

De acordo com o diretor do Depad, Edson Dourado, esse trabalho vem sendo solicitado pelos presidentes dos regionais com o objetivo de obter a análise real e aprofundada da gestão e do funcionamento dos CRMVs. “Nosso papel é alertar os gestores sobre as inconsistências e recomendar as correções necessárias para eliminar possíveis inconformidades”, destacou.

Da equipe do Depad, ainda participaram a contadora Luciana Morcelles, e o pregoeiro Francisco Lopes Júnior. “Somos um Sistema único, as portas do Conselho Federal estão abertas e o CFMV está à disposição de todos”, sinalizou o diretor administrativo.

Assessoria de Comunicação do CFMV