Plenária habilita Colégio de Nefrologia e Urologia Veterinária para concessão de títulos de especialista

28/01/2022 – Atualizado em 16/02/2022 – 8:46am

A Diretoria Executiva e os conselheiros do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reuniram-se, nos dias 26 e 27 de janeiro, para a realização da 354ª Sessão Plenária Ordinária, na sede da autarquia, em Brasília. Por decisão unânime, foi aprovada a habilitação do Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinárias (CBNUV) para concessão de título de especialista.

A entidade apresentou a documentação relacionada no artigo 5º da Resolução CFMV nº 935/2009 e, após a publicação de resolução específica, estará habilitada a conceder título de especialista por cinco anos, podendo solicitar renovação. Para obter habilitação do CFMV, a entidade comprovou estar formal e regularmente constituída há pelo menos cinco anos e congregar profissionais de, pelo menos, cinco unidades da Federação.

Processo eletrônico

A diretoria e os conselheiros passaram por treinamento de gestão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Implantado em 3 de janeiro de 2022 no CFMV, o Suap visa modernizar a tramitação de documentos e processos na autarquia de forma eletrônica.

“Além de agilizar os trabalhos e a interação entre os servidores, a iniciativa contribui para aumentar a produtividade, reduzir custos com impressão, materiais de expediente e espaços de armazenamento de documentos”, explicou Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV.

O sistema possibilita o suporte, a produção, edição e assinatura eletrônica de documentos internos e recebimento dos externos para a tramitação eletrônica e ágil entre as áreas. “Em breve, implantaremos o Suap em todos os regionais, viabilizando a integração virtual de todo o Sistema CFMV/CRMVs”, projeta Cavalcanti.

Por enquanto, está sendo implementada a parte de documentação, mas o Suap possui outros módulos para gestão de pessoas, ponto eletrônico, protocolo e patrimônio. “Gradativamente, essas novas ferramentas serão incorporadas para apoiar as atividades de planejamento, projetos, comunicação e, até mesmo, de definição dos indicadores de gestão”, assegura.

Administrativo e financeiro

A plenária apreciou o boletim financeiro atualizado do CFMV e, por unanimidade, aprovou a primeira reformulação orçamentária do Rio Grande do Norte e do Rio Janeiro, bem como as prestações de contas do exercício de 2020 dos CRMVs do Acre, Pará, Santa Catarina e São Paulo.

Participantes

Participaram presencialmente da plenária toda a Diretoria Executiva: além do presidente, a vice-presidente, Ana Elisa Almeida; o secretário-geral, Helio Blume; e o tesoureiro, José Maria Filho.

Dos conselheiros efetivos, compareceram Célio Garcia, Júlio Peres, Olízio Claudino da Silva e Paulo Guerra, enquanto Marcelo Teixeira e Marcílio Magalhães acompanharam os trabalhos remotamente. Entre os conselheiros suplentes, estavam presentes Flávio Velloso, Márcia Villa, Thiago Moraes, Valney Souza Correa e Wirton Peixoto Costa, além do presidente do regional do Acre, Fábio Pires de Moraes.

Assessoria de Comunicação do CFMV