CFMV realiza I Encontro de Tesoureiros do Sistema CFMV/CRMVs

O presidente e o tesoureiro do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), os médico-veterinários Francisco Cavalcanti de Almeida e José Maria dos Santos Filho, iniciaram o 1º Encontro de Tesoureiros do Sistema CFMV/CRMVs, na manhã de ontem (5), em Brasília. O evento tem o objetivo de alinhar as ações das tesourarias, principalmente sobre o cumprimento da legislação vigente.

Cavalcanti explica que o alinhamento poderá fornecer informações e evitar problemas de gestão nos CRMVs, refletindo no exercício profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia. “O melhor caminho é a troca de ideias para o avanço da nossa pauta. Para tanto, reunimos todo o corpo de diretores de departamento do CFMV a fim de esclarecer as dúvidas e engrandecer o médico-veterinário e o zootecnista”, relatou Cavalcanti.

O tesoureiro Santos Filho relatou que o CFMV busca oferecer informações importantes para o dia a dia de trabalho dos regionais e demonstrar as padronizações que estão sendo feitas nos CRMVs. “Temos a intenção de atualizar legislações e assuntos inerentes ao cargo de tesoureiro, para fazer que a máquina se torne mais eficiente, melhorando a produtividade e, consequentemente, o resultado para os profissionais”, explicou

Após a abertura do evento, começaram as palestras ministradas pelos diretores de departamento do CFMV. O Departamento Jurídico foi o primeiro, representado pelo diretor e advogado Cyrlston Martins Valentino. Ele descreveu as atribuições do cargo de tesoureiro, suas responsabilidades e possíveis desdobramentos jurídicos de seus atos. Valentino explicou a importância de cada diretor consultar seus assessores, sempre que tiverem dúvidas e, se necessário, procurar o CFMV. “Os conselheiros e diretores dos regionais são técnicos, médicos-veterinários, zootecnistas, que não entendem da parte de gestão dos CRMVs. Eles têm de se valer dos assessores administrativos, jurídicos e contábeis para dar segurança na atuação de uma área que eles não dominam”, afirma o advogado.

No final da manhã, foi a vez do controlador do CFMV, Lucas de Souza Dias, que apresentou a Cartilha de Gestão de Riscos e explicou sobre a importância do trabalho da Controladoria. Segundo Dias, o controle interno pode ser desenvolvido por um setor, uma pessoa ou uma função de um servidor. “Nos regionais, a sugestão é que seja designado um servidor para fazer só esta atividade, ou, na impossibilidade, que seja uma função de controle interno. O Controle Interno, neste caso, está voltado para a gestão de riscos”.

No início da tarde, o diretor do Departamento de Administração (Depad/CFMV), Edson Hernandes Dourado, apresentou as ferramentas contábeis, as legislações financeiras do conselho, inclusive os prazos a serem cumpridos e documentos que precisam ser enviados ao CFMV. “Nossa colaboração é esclarecer as responsabilidades e, com isso, deixar de uma forma mais transparente quais são as atividades rotineiras que necessitam da atenção do tesoureiro”.

O evento continuou hoje (6) com a apresentação da contadora do Depad/CFMV, Luciana Morcelles dos Santos, com o título “Contabilidade: do Planejamento à Prestação de Contas (teoria e prática)”. Ela também explicará sobre como avaliar e apresentar as demonstrações contábeis em reuniões de Diretoria e Plenária.

Estiveram presentes no evento os tesoureiros dos regionais: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins. Ainda participaram do encontro os presidentes dos conselhos do Maranhão e do Pará e a Secretária-Geral de Rondônia.

Departamento de Comunicação, Marketing e Planejamento - Decomp